Diogo Simão

Nasceu em Faro, no ano de 1994. Começa o seu percurso artístico como ator, tendo trabalhado e estudado, entre outros, com Lídia Franco, João de Brito, Bruno Schiappa, Pedro Monteiro e Ana Cristina Oliveira. Em 2014 criou o grupo MaisMacacos que levou à cena 3 peças escritas e encenadas pelo próprio.
Estreia-se no cinema em 2013 na longa-metragem «Porta 21» do realizador João Marco, trabalhando em mais de 50 produções desde aí. Assume a cadeira da realização em 2015 com «(Des)ligado», curta seleccionada para o Caminhos Film Festival (Coimbra), Ozark Shorts (E.U.A), Rock ‘n’ Roll Film Festival (Quénia) e mais uma dezena de festivais. Desde então realizou 5 filmes, tendo granjeado um prémio de melhor realização na Roménia, figurado no Shortfilm Corner do Festival de Cannes em 2018 e em dezenas de festivais.
Mais recentemente produziu uma trilogia de documentários da realizadora Ana Monteiro, gravados na Polónia, no Perú e em Portugal.
É licenciado em Ciências da Comunicação pela UAlg, com formações na NFTS | National Film and Television School (Londres, Inglaterra) e na Ball State University (Indiana, E.U.A).
Em 2019 foi convidado a integrar a equipa de preparação da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura em 2027.
É produtor/apresentador do festival de cinema Shortcutz Faro desde 2015, criador/produtor do concurso ShortcutzWeek, cronista de cinema e co-autor de três livros. Foi jurado do festival FARCUME 2016, do prémio CurtaLisboa do 48h Film Project de Lisboa 2019 e moderador das masterclasses de Melissa Leo, Brian Muir e Stephen Warbeck no FEST – New Directors | New Films Festival, em 2017 e 2018.