Guilherme Daniel
Guilherme Daniel nasceu nas Caldas da Rainha em 1986. Formou-se em Matemática Aplicada antes de ingressar na Escola Superior de Teatro e Cinema em 2009, onde terminou o curso na área de Imagem (Realização). Aí realizou dois filmes, “Ponto de Fuga” (2011) e “O Silêncio das Sereias” (2012).
Desde 2012 trabalha em Cinema e Publicidade na área de Imagem, o que lhe permitiu desenvolver um profundo conhecimento da técnica que envolve a criação artística. Como Director de Fotografia participou em 14 curtas-metragens, quatro documentários, e uma longa-metragem (“Submissão”, de Leonardo António, a estrear no final de 2019).
Paralelamente, escreve e produz com regularidade curtas-metragens juntamente com Raquel Santos, como “Maria” (Joana Viegas, 2014) e “Ermida” (Vasco Esteves, 2015). Como realizador, em 2017 assinou “Depois do Silêncio”, e em 2018 “A Estranha Casa na Bruma”. Ambos os filmes ganharam prémios em festivais nacionais e internacionais, tendo o último merecido o Grande Prémio no Festival MOTELx 2018. Este ano estreou no MOTELx a sua nova curta-metragem “Erva Daninha”, onde venceu o prémio ‘Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d’Argent’.