Inês Pedrosa e Melo
Inês Pedrosa e Melo (1994) é uma cineasta documental, produtora e editora de vídeo, nascida em Coimbra e criada em Lisboa, Portugal.
Actualmente trabalha entre o seu país natal e a zona da Baía de São Francisco, na Califórnia.
Com um percurso pelos comunicação social, cinema e antropologia, ela aplica uma abordagem interdisciplinar na sua prática de cinema documental, baseando-se fortemente em pesquisa e método etnográficos e trabalho de campo para produzir os seus filmes.
A sua principal ambição é dar voz a indivíduos que discursos que tendem a cair por entre as falhas da história.
Até à data, o seu trabalho tem-se focado em temas como práticas culturais marginais e símbolos e instituições de contra-cultura; a relação entre as pessoas e a morte; o corpo, beleza e identidade, e a resiliência física e psicológica.
A sua primeira curta-metragem documental, “Notes On Living”, estreou na competição Verdes Anos da edição de 2018 do Doclisboa, e foi exibida em festivais na Europa e na América do Sul.
Para além da sua prática de cinema de não-ficção, também trabalha como produtora e editora de vídeo em contextos empresariais e para projectos de cinema independente.
Recebeu uma bolsa Fulbright para estudos de Mestrado nos Estados Unidos em 2017 e 2018 e uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para desenvolvimento profissional nas artes em 2018.
Concluiu o MFA (Master of Fine Arts) em Documentary Film and Video Production na Universidade de Stanford, na Califórnia, em 2019.